1 de abr de 2010

O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

Professores, alunos, equipe pedagógica e comunidade, participem desse debate!
Leiam o texto no link http://www.mediafire.com/?nzrynjyzgwi e reflitam sobre a importância das tecnologias na Escola, quais recursos disponíveis na unidade escolar são utilizados e de que forma as tecnologias podem ser usadas para romper com as práticas tradicionais na Educação.A seguir, registre sua opinião, postando um comentário. Sua participação é muito importante para nós!

19 comentários:

  1. No que diz respeito á tecnologia na educação,
    podemos criá-la, desenhá-la, produzi-la ,
    restrutura-la etc,....mas no final é o professor,que faz com que isso aconteça.A tecnologia na escola é a chave que abre aos estudantes,novas oportunidades para enriquecer seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia na Escola, quando utilizada adequadamente dentro dos parâmetros legais, instrumentaliza o trabalho docente, oportunizando dinamicidade e criatividade no processo educativo.
    O objetivo do uso das tecnologias na Escola consiste em viabilizar a construção e reconstrução do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente, num mundo em constante evolução, torna-se indispensável a inserção das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ressalto porém, que esta ferramenta deve ser utilizada de forma consciente e sistematizada, a partir de sequências didáticas elaboradas com objetivos bem definidos, buscando auxiliar o processo de transposição didática dos conteúdos. Caso este planejamento sistematizado não ocorra, as TICs não terão valor algum, pois não promoverão uma aprendizagem significativa, e sim uma mera repetição de passos pré determinados pelo docente.

    ResponderExcluir
  5. como estudante eu vejo o uso das tecnologias como um aliado na educação. Além disso, as aulas tornam-se mais interessantes, pois nós alunos gostamos de manusear computadores e outras tecnologias.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os meios tecnológicos estão sendo inseridos gradativamente na educação, dinamizando as aulas, tornando-a mais atrativa, despertando consequentemente maior interesse do aluno pelo processo ensinoaprendizagem. O trabalho deve está relacionado com o projeto desenvolvido na escola, com os conteúdos e objetivos almejados, desenvolvendo no educando o senso crítico, capacidade de buscar o conhecimento e filtrar informções para aprimorar o aprendizado, sempre pautado na ética e na legislação vigente.

    Postado por Lindaura Silveira Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. A escola, enquanto espaço de apropriação do conhecimento, precisa acompanhar e incorporar as mudanças tecnológicas, a fim de dinamizar o processo ensinoaprendizagem.
    Os recursos tecnológicos precisam ser utilizados de forma consciente, a fim de possibilitar a inclusão digital e, consequentemente,a socialização do conhecimento de forma mais dinâmica.
    Nossos alunos demonstram interesse e habilidade na elaboração de trabalhos fazendo uso de tecnologias, tais como: movie maker, músicas,imagens,entre outros.

    ResponderExcluir
  9. A tecnologia na escola, facilita muito o trabalho dos professores, e garante um melhor e mais dinâmico aprendizado ao aluno, quando usada da forma correta.

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia na escola se faz necessário, pois além de proporcionar ao professor uma ferramenta para facilitar o processo ensinoaprendizagem, torna a aula mais atraente, além de oportunizar ao aluno a inclusão no mundo digital.

    ResponderExcluir
  11. O acesso ao computador na escola contribui na elaboração dos trabalhos escolares, e torna as aulas mais interessantes.
    Aluno: Renato Barcelos 802

    ResponderExcluir
  12. É de suma importância que a escola propicie ao educando e ao educador novas fontes de pesquisa como sites da internet, vídeos educativos, imagens de leitura no data show e outros.
    Esses apoios pedagógicos complementam a aula, tornando-a mais atrativa, visto que o educando tem maior acesso à informação atualmente.
    A tecnologia na escola traz muitos benefícios para o processo ensinoaprendizagem, porém deve ser utilizado de forma consciente e responsável.
    Postado por Professora Roselane - Geografia

    ResponderExcluir
  13. Se fala muito em globalização, em tecnologia em mundo interligado,a escola tem um papel fundamental neste contexto, pois é o espaço escolar um local de apropriação do conhecimento e na dinamização do ensinoaprendizagem. fico feliz que nos proximos meses nossa escola já estará propiciando aos nossos alunos uma sala de informática,proporcionando assim a muitos de nossos alunos, que ainda nao possuem computadores a oportunidade ser incluido no mundo digital.

    ResponderExcluir
  14. Acho legal incluir a tecnologia na sala de aula, isso influencia e ajuda muito os alunos, além de deixar a aula mais interessante. Achei muito bacana a ideia da internet no colégio e acho que deve ter o auxílio e a observação de professores ou quaisquer outro orientador da escola. Apoio totalmente.
    Aluna: Mariana Cardoso
    Série: 8ª02

    ResponderExcluir
  15. Achei e acho muito interessante o uso de tecnologias na escola.
    E sabendo ser bem usado irá trazer um bem enorme para a unidade escola.Além de ter um lado social dando oportunidade para os alunos que não tem acesso há tecnologias consideradas hoje em dia "básicas" até mesmo para a procura de um trabalho.Interressante msm o SJB está de Parabéns...
    Mariana Anacleto - Presidente do Grêmio Estudantil/ Gestão 2009-2010

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A INCLUSÃO DAS TICs EM ÂMBITO ESCOLAR È MUITO OPORTUNO,POIS GERA MAIOR RESPALDO PARA QUE O PROFESSOR TRAGA E, TAMBÉM , BUSQUE MAIS COMPLEXIDADE AO ENSINOAPRENDIZAGEM EM ÁREAS ESPECIFICAS E GERAIS.AOS QUE NÃO POSSUEM ACESSO PRÓPRIO À INFORMAÇÃO VIRTUAL ,ISTO É O "NOVO" E, AOS DEMAIS, O RENOVO ,PORTANTO PARA AMBOS , A OPORTUNIDADE À EVOLUÇÃO !
    PARABENIZO A INICIATIVA ,COM GRATIDÃO POR FAZER PARTE DESTE CONTEXTO (EJB).

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir