PROJETO RECICLOTECA:
PAPEL DE BALA
ESCOLA: E.E.B. São
João Batista
MUNICÍPIO/REGIONAL:
Tubarão/20ª GERED
ALUNOS: Raisca
Ynaiara dos Santos de Lacerda
Carina da Silva Machado
ORIENTADOR: Jussara
da Silva Prudêncio Pacheco
RESUMO:
O presente projeto busca dar um destino ecologicamente correto ao lixo
escolar, uma vez que percebeu-se que cerca de 80% dele é papel de bala. A
escola tem desenvolvido ações sobre Educação Alimentar, o consumo responsável e
a coleta seletiva. E pretende-se com a recicloteca minimizar o consumo de balas
e reaproveitar os papéis, confeccionando tapetes sustentáveis.
OBJETIVO GERAL:
Dar um destino ecologicamente
correto ao lixo escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Transformar e mudar comportamentos
não-sustentáveis;
·
Minimizar os impactos ambientais causados pelo
lixo escolar;
·
Trabalhar a Educação Alimentar.
JUSTIFICATIVA:
A E.E.B. São João Batista promove há muito tempo atividades pedagógicas
voltadas para a Educação alimentar, pois percebemos que é importante reforçar a
relação entre o consumo e o meio ambiente, tratando do impacto de nossas
escolhas e do dano (lixo) que nosso atual modelo consumista está causando. Ao
mesmo tempo, os alimentos industrializados carregados nas lancheiras são apenas
alguns dos fatores que contradizem todo o nosso esforço de uma educação
sustentável. O fato é que hoje 80% do lixo escolar é papel de bala.
O consumo é um hábito que se forma
a partir de valores materialistas e que traz sérios riscos para a
sustentabilidade. Certos da possibilidade de mudar esse quadro, a escola tem
promovido ações de forma interdisciplinar. Neste sentido, este projeto pretende
promover a educação alimentar e dar um destino sustentável aos papéis de bala.
METODOLOGIA:
Num primeiro momento foi realizado um trabalho de conscientização sobre
saúde alimentar e destino correto do lixo, propondo alternativas sustentáveis.
Em seguida encapam-se, identificam-se e são dispostas nas salas de aula
caixas de papelão para a coleta. Selecionam-se dois alunos de cada sala para
que uma vez por semana separem os papéis, os desdobrem e os limpem.
Buscam-se parcerias com costureiras da comunidade para a confecção dos
tapetes. Define-se uma data para a exposição e na ocasião o projeto é
apresentado à comunidade e, por fim, sugere-se que os tapetes sejam sorteados ou
vendidos à comunidade escolar.
RESULTADOS:
Pretende-se, com este projeto, propor o consumo de forma responsável e
reduzir a quantidade de lixo gerada na escola. Garantir um futuro de qualidade àqueles
que hoje são crianças não depende apenas de mudança de comportamento da atual
geração, mas também de educar para o consumo.
Espera-se também incutir nos estudantes valores essenciais à
sobrevivência da humanidade, como a solidariedade, o senso de responsabilidade,
o respeito ao outro e ao meio em que vivemos na busca de reverter o cenário
atual.
BIBLIOGRAFIA:
CASTRO, Mauricéia Aparecida. A
reciclagem no contexto escolar, 2008, 29 p. Trabalho de conclusão de curso
(monografia). Ponta Grossa, PR.
Weiss, Alexander. Agualito e o consumo responsável – São
José: Alvart Editorial, 2009 – 40 p. Educação ambiental infanto-juvenil.
Maravilhoso trabalho! Todos estão de parabéns!
ResponderExcluirParabéns a todos da escola que contribuíram com o projeto Recicloteca.
ExcluirE nosso agradecimento se estende a GERED que propicia essa troca de
conhecimentos.
Maravilhoso trabalho! Todos estão de parabéns!
ResponderExcluir