21 de jul de 2015

Ensinando a Preservar o Meio Ambiente

PLANO DE AULA:
IDENTIFICAÇÃO
Escola: E. E. B São João Batista
Cidade: Capivari de Baixo
Número de Alunos: 16 Série: 2º ano
Professora: Alessandra Cachoeira Mattos

Tema: Ensinando a Preservar o Meio Ambiente

OBJETIVO
Observar a importância da água para as plantas.
Desenvolver a criatividade
      Aguçar a curiosidade.

CONTEÚDO
Água
Plantas
Preservação
Localização
Paisagem
Interpretação de texto

Disciplinas Envolvidas:
- Ciências
- Geografia
- Matemática
- Português

Metodologia:
· A professora conversará com as crianças sobre a importância da água e questionando-as, assim irá estimulá-las a pensar:
· Ex. Professor: - Onde encontramos água?
· Alunos: - rio, mar, lagoa, torneira...
· Professor: - É possível aproveitar toda essa água existente em nosso planeta?
· Alunos: - Não, a maior parte é salgada.
· Professor: - E no nosso corpo temos água?
· Alunos: - no xixi, nas lágrimas, por que tomamos água.
· Professor: - E nos alimentos que comemos, será que possuem água...
· Em sequência a professora aguçará a curiosidade das crianças sobre como nascem às  plantas, como pode de uma pequena sementinha nascer uma planta, que tudo tem seu  tempo e que primeiro semearemos a semente, depois a cultivaremos, e assim vai, até que  a pequena sementinha se torne uma linha planta...
 – Em seguida entregará o poema Assim eu vou crescendo dizendo que neste papel existem respostas para todas estas dúvidas.

Assim eu vou crescendo

O vento jogou-me ao chão
que grande susto tomei!
Afundei na terra fofa
e lá quietinha fiquei.

A chuva depois caiu,
miudinha, sem cessar.
A terra ficou fresquinha,
e eu comecei a inchar.

Após matar minha sede,
Tratei de trabalhar.
Para firmar-me na terra,
disse a raiz para brotar.

Sai, bem devagarzinho
e na terra me espalhei.
Depois, do caule, verdinho,
a terra perfurei.

Subi, subi ligeirinho,
um par de folhas brotou.
E de mim só um grãozinho,
nova planta se formou.


Após entregar o Poema:
· Fazer a Leitura do poema com os alunos,
· Conversar com os alunos sobre o que diz o poema.
· Conversação sobre os vários tipos de plantas (ornamentais, medicinais, comestíveis).
· Orientar os alunos sobre a importância da água e da preservação da natureza.
· Atividades sobre as partes das plantas.
· Elaboração de cartazes.
· Construção de pequenas histórias relacionadas ao tema.
· Para finalizar o projeto vamos construir um boneco de alpiste.

Construindo o Boneco de Alpiste.
Material básico:
- Meia calça
- Serragem ou areia (de preferência aquela lavada por ser mais grossa)
- Alpiste ou painço
- Cola (pode ser para tecido ou cola quente)
- Para montar a carinha use retalhos de EVA
- Pratinho de plástico ou fundo de garrafa Pet

Para facilitar usaremos a ponta de um dos pés da meia, porque já tem a costura. Durante o enchimento, a cabeça do boneco será montada para baixo. Misture um punhado de alpiste com a areia ou serragem e coloque dentro da meia até onde você quer que comecem a nascer os "cabelos" do boneco.

Preencha o restante da meia com a areia ou serragem (sem alpiste). Amarre ou costure e corte as sobras (lembrando que a amarração será o pescoço do boneco).

Modele a cabeça (em forma de bola, batata ou do jeito que achar legal) e faça a carinha. Se preferir, os olhos devem ficar um pouco abaixo da mistura de sementes com serragem.

Coloque a Cabeça de Capim sobre um pratinho ou base de garrafa Pet cortada. Deixe em local arejado e regue o topete do boneco diariamente, mas, lembrem-se "NÃO DÊ ÁGUA PARA O MOSQUITO DA DENGUE", todos os dias lave o suporte com uma bucha e troque a água.

Pronto! Agora é ficar na torcida e esperar para ele crescer.

Recursos Utilizados:
Computador
Cartolina
Canetinhas
Meia fina
Serragem
Alpiste
Garrafa Pet

Registro do Processo:
A professora Alessandra auxiliando seus alunos na confecção do boneco de alpiste:



3 comentários:

  1. Parabéns As Professoras Alessanda e Maiara Por este trabalho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, realmente um excelente trabalho.

      Excluir
    2. Trabalhos como esses devem ser estimulados e parabenizados diariamente, afinal atitudes como estas transformam nosso mundo.

      Excluir