Projeto
Folclore
O
folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as
manifestações do saber popular, considerada indispensável para o
conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta
grande diversidade no campo cultural. Seu folclore
riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura
popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes
formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas
populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos”
contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,
lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Objetivos
Gerais
Participar
de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,
região ou do Brasil;
Resgatar,
vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se
por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar
a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver
as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Objetivos
Específicos
Conhecer
e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
Conhecer
e valorizar a própria cultura;
Estabelecer
relação entre o falado e o escrito;
Conhecer
semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no
folclore brasileiro;
Identificar-se
como parte integrante da cultura popular;
Pesquisar
e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada
região
Identificar
o uso da linguagem formal e informal;
Trocar
ideias e respeitar a percepção do outro;
Emitir
opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens
mitológicas;
Conteúdos
Lendas
típicas
Adivinhas
Leitura
e escrita
Trava-línguas
Músicas
tradicionais
Danças
Folclóricas (Pau de fita, Quadrilha, Casamento de Jeca)
Disciplinas envolvidas:
O
Projeto Folclore envolveu todas as disciplinas.
Metodologia:
Iniciaremos
o projeto pesquisando algumas lendas:
-
Lenda do Saci
-
Lenda da mula sem cabeça
-
Lenda do Boto
-
Lenda do Boitatá
-
Lenda do Curupira
Pesquisando
algumas danças tradicionais:
-
Quadrilha
-
Pau de fita
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, par lendas, brincadeiras, adivinhas.
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, par lendas, brincadeiras, adivinhas.
Trabalhar
com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos.
Realizar
ensaio para as apresentações sobre o folclore;
·
Os alunos farão leitura de trava-língua e adivinhações;
·
Promover brincadeiras e músicas de rodas;
Recursos
a serem utilizados:
Televisão
DVD
Computador
Aparelho
de som
Caixa
de Som
Pau
de fita
Registro do Processo:
Fotos
tiradas das apresentações do Projeto Folclore:
- A Professora de Língua Portuguesa Sue Ellen do Carmo Cechinel e a segunda professora Tatiane de Abreu Clemência trabalharam com os alunos da 7°02 as lendas folclóricas as quais foram apresentadas em forma de uma encenação:
UM ENCONTRO FANTÁSTICO (adaptado)
Todos
os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver as
quantas andava a sua fama. Eram criaturas fantásticas e cada uma
vinha de um canto do Brasil. O Saci-pererê chegou primeiro. Moleque
pretinho, de uma perna só, barrete vermelho na cabeça, veio
manquitolando, sentou-se numa pedra e acendeu seu cachimbo. Logo
apontou no rio a Sereia Iara e aterrissou aos seus pés. Do meio das
folhagens, saltou a Mula sem Cabeça, literalmente, soltando fogo
pelo pescoço. Não tardou, o Curupira apareceu, com toda a sua
velocidade, força e astúcia.
---
Só falta o Boto --- disse o Saci, impaciente.
---
Se tivesse alguma moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la
--- comentou a Sereia Iara.
---
Também acho --- concordou a Mula sem Cabeça. --- Só que eu já a
teria apavorado.
Ouviram
nesse instante um rumor à margem do rio. Era o Boto saindo das águas
na forma de um belo rapaz.
---
Agora estamos todos --- disse o Curupira. --- E então? --- perguntou
o Boto, saudando o grupo --- Como estão as coisas?
---
Difíceis --- respondeu o Saci e soltou uma baforada. --- Não
assustei muita gente nessa temporada.
---
Eu também não --- emendou a Sereia Iara. --- Parece que as pessoas
não têm mais tanto medo de mim.
---
Lá no Nordeste se dá o mesmo --- disse o Boto. --- Em alguns
locais, ainda atraio as mulheres, mas em outros elas nem ligam.
---
Comigo acontece igual --- disse o Curupira. --- Vivo a achar coisas
que as pessoas perdem. Mas não atendi a muitos pedidos esse ano.
---
Seu caso é diferente --- disse o Mula sem Cabeça. --- Você não é
assustador como eu e o Saci. Você é um herói.
---
Mas a dificuldade é a mesma – discordou o Curupira.
---
Acho que é a concorrência --- disse o Boto. --- Andam aparecendo
muitos heróis e vilões novos.
---
Pois é --- resmungou a Sereia Iara. --- Até bruxas andam
importando. Tem monstros demais por aí...
---
São todos produzidos por homens e negócios --- disse o Saci. --- É
a moda. Vai passar...
---
Espero --- disse a Mula sem Cabeça. --- Bons aqueles tempos em que
eu reinava no país inteiro, não só no cerrado.
---
A diferença é que somos autênticos --- disse o Curupira. --- Nós
nascemos do povo.
---
É verdade --- disse o Boto. --- Mas temos de refrescar a sua
memória.
---
Se pegarmos no pé de uns escritores, a coisa pode melhorar --- disse
a Sereia Iara.
---
Eu conheço um ---disse o Saci. --- Vamos juntos atrás dele! --- E
foi o primeiro a se mandar, a mil por hora, e uma perna só.
(João Anzanello
Carrascoza)
Registro
do Processo:
Os alunos em companhia da professora Sue Ellen fizeram uma dobradura do saci- pererê, e distribuíram aos presentes no dia da culminância do projeto folclore. Segue modelo na foto:
Avaliação:
Contamos
com a colaboração de toda equipe da escola para realizar a
culminância do projeto.
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