PROJETO
DE LEITURA
1. JUSTIFICATIVA
Percebemos
que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do
ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso
restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência
dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário,
reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos
aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola
busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito
para emancipação social e promoção da cidadania.
A
leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um
lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência
pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de
nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular
onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através
de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da
existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e
solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de
aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição
de ensino, acompanhada de professores e equipe pedagógica propiciar
aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela
leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se
adquirir o hábito de ler.
O
aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para
alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade,
produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura
dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não
sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto,
analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que
este projeto contará com o apoio de todos os professores,
independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem
plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua
oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos,
compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que
acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente
novo.
2.
OBJETIVOS
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do
aluno;
Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de
formas ortográficas;
Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar
enquanto processo a leitura e a escrita. Estimular o desejo de novas
leituras;
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos
horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica
e emancipadora;
3.
METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Reunião
com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de
sugestões; Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas
ações de motivação sobre a importância da leitura. O cronograma
para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e
repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos
serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura
neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos
alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos,
literatura infanto juvenil, histórias em quadrinhos, artigos
informativos, etc. e/ou dirigir a aula de leitura a um tema
específico.
4.
RECURSOS
Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a
participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de
toda a equipe pedagógica. Recursos materiais: textos diversos,
livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite,
pincel atômico, etc..
5.
CRONOGRAMA
O
Projeto de Leitura acontecerá de Junho a Dezembro de 2015, sendo uma
aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja
interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.
6.
REFERÊNCIAS
FREIRE,
P. A importância do ato de ler. 41ª Ed., São Paulo:
Cortez, 2001.
GADOTTI,
M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito.
São Paulo: Cortez, 1980.
GERALDI,
J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos
na escola. 2 ª Ed., Cascavel: Assoeste, 1984.
Alunos do 2° Ano participando da roda de leitura com as Professoras Alessandra e Maiara. |
Hora da leitura na turma 602 com a Professora Sue Ellen. |
Hora da leitura no 3° Ano com o Professor Márcio. |
Professora Adriana da Sala Informatizada participando do momento a hora da leitura, lendo aos alunos do 902 a História do Choco encontra uma mamãe. |
Professora Jussara de Língua Portuguesa interagindo com a professora Adriana e os alunos do 902 na aula de leitura. |
Professora Adriana Sala Informatizada, contando histórias no momento da Leitura. |
Alunos da turma 702° no momento leitura. |
Alunas do PENOA, no momento leitura na biblioteca. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário