13 de ago. de 2015

Projeto: Diversidade e Direitos Humanos - Combatendo as violências na escola " O Girassol Solitário "


E.E.B São João Batista
Turma: 1° Ano
Número de alunos: 16
Professores: Márcio da Lapa Boneli
                      Jadna Machado

Tema:  " O Girassol Solitário"


 Objetivos: 

 Ampliar a linguagem oral e escrita;
 Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.
 Trabalhar a violência na escola ( bullying).

Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências Naturais
Arte
Ensino Religioso

 Metodologia:
Os professores levaram para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa,  Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem. 

Depois de contar a história para as crianças, o/a professor/a conversa com elas sobre os valores trazidos pela história fazendo questionamentos do tipo. “Vocês têm amigos?” como é ter amigos? O que é importante fazer com os amigos para deixá-los felizes? O que deixam seus amigos tristes?” Dessa forma o professor vai problematizando com as crianças questões relacionadas ao convívio em sala de aula e levando-as a perceber o quanto é importante ter amigos.


Recursos utilizados:
DVD
TV
Câmara Digital
EVA
Tesoura
Cola

Registro do Processo:

O girassol solitario



O girassol solitario


O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

O girassol solitario

Após a contação da história a professora Jadna e o professor Márcio trabalharam com os alunos os valores, cada aluno após conversação colou nas pétalas do girassol seu nome, simbolizando a amizade. 














                               
                               


Avaliação

Os professores  observaram os conhecimentos trazidos pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?


Bibliografia:
 http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html.

3 comentários:

  1. Professores nota 1.000 excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Tati Abreu temos professores maravilhosos, inovadores que buscam sempre trazer aulas diferenciadas estimulando o aprendizado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir